Parcelas vincendas podem ser incluídas em execução por débito condominial

Print Friendly, PDF & Email

É válida a pretensão de condomínio exequente de ver incluídas, em ação de execução de título executivo extrajudicial, as parcelas vincendas no débito exequendo, até o cumprimento integral da obrigação do curso do processo.

A decisão é da 3ª turma do STJ, em julgamento na última terça-feira, 17. O recuso foi relatado pela ministra Nancy Andrighi.

Conforme a relatora, o art. 323 do CPC/15, prevê que, na ação que tiver por objeto cumprimento de obrigação em prestações sucessivas, essas serão consideradas incluídas no pedido, independentemente de declaração expressa do autor, e serão incluídas na condenação, enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de pagá-las ou de consigná-las.

A despeito de referido dispositivo legal ser indubitavelmente aplicável aos processos de conhecimento, tem-se que deve se admitir a sua aplicação, também, aos processos de execução.”

Nancy consignou ainda que o art. 771 do CPC/15, na parte que regula o procedimento da execução fundada em título executivo extrajudicial, admite a aplicação subsidiária das disposições concernentes ao processo de conhecimento à lide executiva.

Tal entendimento está em consonância com os princípios da efetividade e da economia processual, evitando o ajuizamento de novas execuções com base em uma mesma relação jurídica obrigacional.”

O voto da relatora foi seguido pelo colegiado à unanimidade.

Fonte: https://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI311425,71043-Parcelas+vincendas+podem+ser+incluidas+em+execucao+por+debito?U=6963f5f9_00a&utm_source=informativo&utm_medium=131&utm_campaign=131

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *