Fui reclamado na Justiça do Trabalho – o que fazer?

Aconselha-se que, de posse da notificação da Justiça do Trabalho, procure um advogado trabalhista, que lhe oferecerá o melhor  meio para você alcançar a melhor solução para o conflito trabalhista.

Em seguida, providencie toda a documentação necessária do empregado reclamante, relacionadas pelo advogado contratado por você, a exemplo de contracheque, cartões de ponto, comprovante de depósitos de FGTS, Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), dentre outros.

O advogado também lhe orientará a habilitar um preposto (sendo uma Empresa a Reclamada), que conheça dos fatos e do funcionamento da Empresa, para a audiência e toda a instrução processual.

O advogado também lhe solicitará a nomeação das testemunhas da Empresa, que responderão aos questionamentos realizados pelo juiz e pelos advogados.

As testemunhas são em até duas, em se tratando de rito sumaríssimo e em até três no procedimento ordinário. Importante que não hajam contradições entre os depoimentos das testemunhas e do preposto, sob risco de macular a idoneidade das afirmações.

E se a empresa Reclamada não comparece em audiência?

O não comparecimento da empresa em audiência, na pessoa de seu preposto, importa em condenação por revelia e confissão da matéria de fato. O simples atraso do preposto pode acarretar consideráveis prejuízos financeiros para a empresa Reclamada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *